Sabia que é possível usar o Shell Bash do Linux Ubuntu no Windows 10?
- Cláudio G. Vargas
- 29 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Uma das novidades do sistema operacional Windows 10 da Microsoft é a inclusão do Bash do Linux Ubuntu que rodará nativamente, isso mesmo. A ideia da Microsoft é ter o Ubuntu rodando sobre bibliotecas básicas do próprio Windows, e sem mudar a interface gráfica, a intenção é um Shell mais robusto para desenvolvedores e usuários avançados, tendo em sua biblioteca versões nativas e integradas de utilitários como (make, gawk e grep).
Este vídeo abaixo, explica algumas duvidas básicas em relação a parceria entre a Microsoft e a Canonical, empresa responsável pelo sistema Ubuntu e suas variações (Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Gobuntu) e outros projetos.
Como puderam perceber, caso não saibam, esta novidade já aconteceu e pude utilizar o Bash do Linux no Windows 10 e funciona muito bem e esta novidade torna-se muito interessante para programadores que gostam de utilizar a plataforma windows com vários utilitários nativos do sistema. Eles ganharão mais velocidade e comodidade ao usufruir dos comandos do Linux nativamente dentro do Windows 10.

Vamos agora saber quais os passos para habilitar a utilização do Shell Bash no Windows 10:
1) Antes de qualquer coisa, é necessário que você tenha a versão Windows 10 Build 14316 ou superior e um processador com arquitetura x64 para conseguir instalar ou ativar o Bash em seu computador.
Para verificar a Build SO, vá em configurações e clique em Sobre.

2) Tendo esses requisitos básicos, você terá que entrar nas configurações do sistema, e clicar em “Atualização e segurança”, e depois clicar em “para desenvolvedores”.


3)Em seguida ative o modo desenvolvedor.

4) Depois de ter ativado o modo desenvolvedor, digite no pesquisar: ativar ou desativar recursos Windows. Abra o link que aparecerá, e seleciona a opção Windows subsistema para Linux(Beta). Feito isso, clique em instalar o recurso.

5) Você precisará reiniciar o seu computador depois da instalação.
6) Abra o prompt de comando, escreva Bash e em seguida aperte enter.


7) Você será informado de que será feito a instalação da imagem de Ubuntu e será pedido para aceitarmos os termos de licenciamento da Canonical. Escreva Y para continuar. O processo de download e instalação começará, e poderá demorar alguns minutos para completar a instalação.
Ao terminar a instalação, um atalho será criado na sua área de trabalho, através desse atalho conseguirá executar o Bash.

Com isso chegamos ao fim deste post e como na imagem acima o Shell Bash do Linux Ubuntu rodando nativamente no ambiante do Windows 10.
Aguardem novos posts.
Comments